Queda de cabelo – Até que ponto é normal?

setembro 8, 2016 Por: M. Karrari - Nenhum Comentário

Você já percebeu que alguns fios de cabelo caem durante o banho ou quando você penteia, certo? Isto é normal, não se preocupe. Os fios possuem um ciclo de vida, e quando chegam à última etapa, desprendem do couro cabeludo para ceder lugar a um fio novo. A queda só deixa de ser normal quando a quantidade de fios que caem aumenta significativamente, sendo necessário tomar medidas para contornar o problema.

O ciclo de vida dos cabelos

O fio de cabelo atravessa 3 fases até cair e ceder lugar a um novo. Na fase anágena, o cabelo cresce por meio da renovação celular constante – processo que pode durar até 6 anos em couros cabeludos saudáveis. Na fase catágena, o fio começa a morrer e isto pode ocorrer em até 3 semanas. Na fase telógena, por fim, um novo fio em fase anágena começa a empurrar o fio velho até que este caia.

Queda x Quebra

Muitas vezes, ao notarmos fios caídos, achamos que se desprenderam do couro cabeludo, mas nem sempre isto é verdade. Os fios também podem partir em determinado ponto no comprimento, e não necessariamente cair com o bulbo. Para detalhar melhor:
Queda: o fio cai da raiz e geralmente vem com o bulbo, facilmente localizado em um dos extremos através do tato.
Quebra: o fio parte em algum ponto do comprimento. Isso ocorre geralmente devido à fragilidade da fibra, ocasionada por diversos motivos – entre eles, uso excessivo de químicas.

Causas da queda de cabelo

Profissionais afirmam que é normal cair até 100 fios de cabelo por dia. Quando a quantidade ultrapassa este limite, é hora de procurar ajuda de um profissional para descobrir a causa e iniciar um tratamento. As causas podem ser internas ou externas; se internas, podem estar ligadas a mudanças hormonais ou altos níveis de estresse. Se externas, ao uso excessivo de químicas e obstrução dos poros do couro cabeludo.

O tratamento quando as causas são externas

Sem sombra de dúvidas, o tratamento para as causas externas de queda de cabelo está na utilização de produtos adequados para limpar profundamente o couro cabeludo, fortalecer a raiz e, desta forma, controlar a queda. Esfoliar o couro cabeludo com o Peeling de Algas Pardas é uma alternativa para eliminar os resíduos, e a aplicação de algas vermelhas também é uma opção tanto para nutrir a raiz, quanto para reconstruir os fios em todo o comprimento e evitar a quebra. Invista ainda em produtos à base de óleos vegetais, como o Óleo de Melaleuca; esta substância possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, prevenindo contra doenças do couro cabeludo e potencializando o crescimento.
É importante ressaltar que, embora os cosméticos representem parte indispensável da luta contra a queda de cabelo, tão indispensável quanto é investir em uma boa alimentação – o que todos já sabem, mas poucos executam. Evitar o estresse e investigar com o médico se há problemas de alterações hormonais também são pontos de extrema importância e não devem ser ignorados.